terça-feira, janeiro 23, 2007

Doors


Most doors close behind you. Few ever lock. And should you care to turn around and reopen one you once shut, don´t think of it as retrograde. In fact, quite the opposite is the case. Maturity means retracing old footsteps and treading new paths through old doors.

sábado, janeiro 20, 2007

Bob

THE GREATEST ACTOR TO EVER LIVE IS ROBERT DENIRO. ANY QUESTIONS?

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Magnífica


Buenos Aires é a obra arquitetônica para os sentidos --

Entre parques, gente, carne, futebol, cor, rios, pobreza, tradição, bom gosto, vinho, taxistas, vento, Diego Armando Maradona, museus, simpatia, tango, cafés, modernidade, arte, El Caminito, amizades, proximidade, portenhas, pianos, beijos, carros velhos, Havanna, família, castelhano, sol, turistas, lágrimas, humor, cemitérios, La Bombonera, "suerte", pesos, pombos, antiguidades, Carlos Gardel, fotografia, meu pai, educação, Freddo, sanfonas, igrejas, garçons, compras, herança européia, Boca x River... paixão, beleza, orgulho e respeito...

-- uma aula de civilidade, um banho de cultura, um amor incondicional.

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Planeta Amarelo


Os astronautas que já viram a Terra do espaço constataram que nosso planeta é realmente azul. Houve um dia, porém, em que ele foi amarelo. E não fosse um capricho do destino, possivelmente ainda o seria.

Iniciei ontem a leitura de um livro que pode mudar a concepção da história do homem, trazendo consigo implicações extraordinárias e potencialmente bastante controversas. A improvável aceitação (cinco séculos de crença não são facilmente ignorados) dos fatos trazidos à tona pelo livro "1421: O Ano Em Que A China Descobriu O Mundo", do autor britânico Gavin Menzies, perece diante das evidências. De acordo com Menzies, foi a China a primeira potência a colocar os pés nas Américas e não as já conhecidas forças européias do séculos XV e XVI.

Mais impressionante, isto foi feito 70 anos antes e numa escala espantosa em comparação aos Portugueses, Espanhois, Franceses, Ingleses e Holandeses. Não bastasse, descobriram a Antártida, chegaram à Austrália 350 anos antes de Cook e circumnavegaram a Terra um século antes de Magalhães! Tudo realizado, não em três míseros "botes" de quinze metros de comprimento, a exemplo de Nina, Pinta e Santa Maria, mas centenas de colossais juncos de cento e cinquenta metros. Isto sem falar no resto da frota chinesa, entre navios militares e de carga, que de longe ultrapassariam em tamanho e número as frotas da grande maioria das nações modernas.

A China medieval era o real lar do conhecimento. Pioneiros e peritos em vários campos científicos (com destaque para a astronomia - solucionaram o enigma da longitude 300 anos antes dos europeus), a China revolucionou, sob os ensinamentos filosóficos de Confúcio, a maneira de pensar do ser humano. E não apenas nas ciências, mas também nas artes e na literatura, entre outros. Numa época em que o Rei Henrique V possuía em seu acervo seis livros manuscritos (três desses emprestados por um convento de freiras), a biblioteca da recém inaugurada Cidade Proibida do Imperador Zhu Di compreendia uma enciclopédia de 4.000 volumes.

São este e outros fatos igualmente assombrosos contidos no livro que levam o leitor a imaginar um mundo dominado pela China. Não fosse a política da China de não colonizar, mas apenas "seguir até os confins da Terra para recolher tributos dos bárbaros de além-mar", e também as circunstâncias acerca dos eventos que se desenrolaram no império chinês nesta mesma época, um planeta amarelo seria muito possível, para não dizer provável.

Daí a revolucionar o conceito, hoje praticamente incontestável, de que foi Cristóvam Colombo que descobriu o novo mundo, é realmente um grande passo. Contudo, Gavin Menzies expõe em seu livro a teoria de que esta exploração européia, iniciada em 1492, foi realizada com base em mapas já existentes (e, pelo que parece, extremamente precisos) na época.

Seria a exploração européia mero plágio? Seriam os chineses os verdadeiros desbravadores dos desconhecidos extremos da Terra?

segunda-feira, janeiro 01, 2007

Curious Fact

Here´s a cool little fact for you:

Have you ever heard of twins being born in different years?? Well, it happened here in Brazil. While we were all partying, celebrating the arrival of 2007, one poor woman spent the night in labor. She had her two healthy babies without any complications, but in a very curious manner.

The first was born at 11:59 PM on Dec. 31st of 2006, the second at 12:01 on Jan. 1st, 2007.

Happy New Year!