quarta-feira, setembro 12, 2007

Chile: Trilha Sonora de um Pôr do Sol

Eis aqui a primeira entrada no blog. Foi escrita no avião já depois de partir de San Pedro de Atacama para Puerto Montt. Após um breve e insuficiente resumo (e uma homenagem à poeira!), voltei, como sempre faço, ao assunto música.

Aliás, peço ao leitor que dê só uma olhadinha mais abaixo, em "Eclipse", do dia 20 de agosto. Foi escrito imediatamente após meu último entardecer no Atacama. Era, dentre tudo que já escutei na vida, a mais fiel descrição de minha sensação naquele momento e é parte intrínseca do fim de tarde indescritível que tive.




Terça-Feira 21/08/07 10:40 (39 mil pés)


Me despeço de San Pedro de Atacama após 3 dias de muita beleza, muita reflexão, muitos novos conhecidos e muita, mas muita, poeira! No deserto mais árido do planeta, a poeira reina por todas as partes, dentro, fora, em cima, em baixo de tudo. Aliás, a combinação "poeira excessiva/água insuficiente/radiação solar/vento/frio" tornou minha pele muito seca. Minha sorte foi ter trazido o protetor solar, tão recomendado. Senão, acho que eu estaria esfarelando agora.

Não importa. Para ver, ouvir, degustar, cheirar e sentir o que eu senti, tudo vale. Agora, voando acima da cordilheira até Santiago, de repente me dou conta: Que país único. Chegou a vez de Puerto Montt, travessia dos lagos, Bariloche... Meu Deus! Abaixo de mim, a neve começa a aumentar.

Faltou dizer uma última coisa:

Nos 3 pôres de sol que vi, a trilha sonora foi fundamental. No primeiro, Shine On You Crazy Diamond/Pink Floyd. No segundo, Bolero/Ravel. Para o terceiro, fiquei na dúvida.

Tinha achado muito óbvio, quase brega, escutar o Dark Side of the Moon. Ainda assim, resolvi arriscar.

Foi a melhor coisa que fiz. O encaixe das músicas com a dramaticidade da ocasião foi quase perfeito. Melhor ainda foi estar totalmente isolado, num pôr do sol particular, numa paisagem que, dali, era só minha, para cantar aos quatro ventos e aos 433 vulcões chilenos:

BREATHE, BREATHE IN THE AIR
DON´T BE AFRAID TO CARE...

Nenhum comentário: