sexta-feira, março 03, 2006

Canarinho


Finalmente!

Demorou, mas finalmente voltou a camisa canarinho. Sim, aquela que desde 1958 exerce uma monarquia sobre o futebol mundial. De uns tempos pra cá, ela começou a perder sua cor original, começou a se encher de detalhes feios e desnecessários, começou a se descaracterizar, até que na conquista do pentacampeonato mundial em 2002, com seu amarelo neon e seus traços verdes diagonais, mais parecia uma pipa radioativa!

Ela até deu uma melhoradinha recente, tendo perdido a aparência descrita acima e tomando ares mais sóbrios. Mas ainda ficou um certo desconforto nos olhos, com aquele número com um círculo em volta que lembrava uma bola de bilhar e aquela faixa verde nas costas, no lugar do nome, que mais parecia que alguém tinha rasgado a capa de um super-herói. Sem falar que era uma camisa feita de um molde - o mesmo utilizado para as seleções de Portugal, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e México - mudando-se apenas as cores de seleção para seleção. Nada digno de um pentacampeão mundial, dono de um futebol único, celeiro inesgotável de mestres da bola.

Eis que finalmente o Brasil entra em campo em junho deste ano com a camisa que merece. Uma camisa de cor amarela verdadeira, forte mas sem berrar nem cegar os olhos, detalhes mínimos em verde na manga e na gola, escudo da CBF em discreto destaque e sobre o coração, swoosh da Nike no lado direito, número simples e sem firula no meio do peito. LINDA. Linda e sem perder a modernidade, com um tecido leve (sphere-dry, como denominou a Nike), e sem aquela tela interna que quase decapitou o Edmilson na Copa de 2002! Ah, e nada de molde utilizado e re-utilizado para países sem a mínima tradição nessa religião que chamamos de futebol.

Linda, moderna, simples e única. Já passava da hora, hein?

Nenhum comentário: