sexta-feira, abril 07, 2006

A Luz No Fim Do Túnel

Senhoras e senhores, há esperança. Pode ser apenas um espasmo, um soluço cósmico, mas existe sim uma luz no fim do túnel para a música.

Em Outubro de 2005, escrevi sobre a mediocridade que impera sobre melodias e harmonias brasileiras e mundiais. Era uma horrorosa cacofonia de barulhos metálicos e disfunções vocais. Pusesse um video clip atrás da "música" e voilá, um filme de terror instantâneo!

Hoje meu mundo tomou um tranco, um grato tranco! O grupo Los Hermanos entrou em minha vida. Comprei hoje à tarde seu mais novo álbum, "4", e passei duas horas estudando, destrinchando e garimpando. Tenho boas notícias:

Olhando pela fechadura, meio que despretensiosamente, como se fosse um segredo a ser descoberto por quem ousasse se interessar, tive a bela supresa de encontrar a melancolia cantada com um sorriso na cara. A impressão que deu foi que Los Hermanos cantam sobre uma vida que se apresenta em tristezas e tribulações, mas que ainda assim, vale a pena cantá-la, e mais ainda, vale a pena fazê-lo com um (me perdoem, mas a perfeição do termo me impele) foda-se calculado.

Quer saber? Foi um gigantesco alívio! Hoje em dia, cantores nada fazem além de gemer ou gritar. Rodrigo Amarante e Marcelo Camelo, que alternam nos vocais do grupo, falam e dó, ré, mi, fá, sol, lá, sí e dó (e suas variações intermediárias, é claro). Hoje em dia, músicos se limitam a três notas para acompanhar seus grunhidos e berros. Em contrapartida, a complexidade dos arranjos, a beleza das harmonias, as fascinantes dissonâncias e alterações em tempo fazem do Los Hermanos um delicioso passeio pelas possibilidades e oportunidades que o talento musical proporcionam.

Ótimo, hein? Já falei de técnica e poesia, tentei minha eloquência, mas faltou a definição de mesa de bar. Quem são Los Hermanos?

Faltam meses e meses até que os conheça de verdade e possa ter algo definitivo a afirmar sobre Los Hermanos, mas já que me propus a brincar de crítico musical logo de cara, que tal essa:

A MPB e a Bossanova encontram o Radiohead.

3 comentários:

Renata Rollin disse...

hahaha Karina vai adorar isso! O texto está legal, a melodia me convence e as letras são mesmo poesia, mas... Desculpa Camelo, vc é legal, inteligente, escreve lindamente mas não canta bem! Ok é uma coisa meio Chico Buarque (Karina vai me matar!): o cara é bom, valiosíssimo, mas a voz não é boa... RS Beijocas

Renata Rollin disse...

hahahahaha sabia que arrancaria comentários rasgados de emoção... tsc, tsc, coisas que esses caras fazem... Fruto de LH e Chico! Beijos esperando a viagem (esse Vectra nunca viveu tanta emoção, aposto!) Beijos nos dois!

Anônimo disse...

I DESPISE "LOS HERMANOS"!